Como Desenvolver Habilidade em Vendas

Será que a habilidade em vendas é algo que nasce com as pessoas? Sempre ouvimos dizer: “Fulano é bom em vendas”, se comunica bem, mas será que isso é realmente verdade?
Claro que há pessoas que são mais comunicativas, e isso é uma skill fundamental no ramo. Entretanto, qualquer um pode se tornar um bom vendedor e melhorar suas performances na venda.
O segredo é buscar melhorar, mas qual é o caminho? Será que acumular experiência é a única coisa necessária? Obviamente, isso é importante, mas é preciso expandir seus horizontes, buscar novas fontes de conhecimento. Como tudo na vida, existe um passo a passo. Vou compartilhar algumas dicas para desenvolver essa habilidade:
Estude habilidade em vendas
A primeira dica, que é quase uma obrigatoriedade, para melhorar sua habilidade em vendas, é estudar.
Não há como melhorar sua performance se você não possui conhecimento técnico sobre o assunto. E lembre-se: vendas é uma técnica.
Existem vários gatilhos mentais, estratégias, construções e coisas do gênero que dão subsídios para alguém conseguir bons resultados no fechamento. Muitas coisas que a experiência não traz, e é preciso recorrer à ciência da linguagem.
Sendo assim, busque novas fontes de conhecimento. É possível aprimorar seu discurso com:
• Cursos
• Mentorias
• Treinamentos
• Palestras
• Workshops
• Livros
• Observando outros vendedores
A habilidade em vendas atua tanto na teoria quanto na prática, então estude com dedicação e tente sempre implementar os ensinamentos ao falar com um cliente.
Observe o que está funcionando, identifique seus pontos fracos e fortes. Melhore aquilo que não está bom e potencialize o que já está dando certo.
Hoje em dia, há muitas oportunidades de cursos e treinamentos online, o que permite estudar sem sair de casa e pagando pouco por isso.
Lembre-se de que é muito interessante buscar conteúdos direcionados. Se você atua no ramo da confeitaria, por exemplo, o ideal é encontrar materiais específicos sobre esse mercado.
A confeitaria mexe bastante com sonhos e emoções, e esse ponto não pode ser ignorado nas suas estratégias de vendas.
As técnicas são universais, mas a forma como você conduz as vendas deve ser personalizada de acordo com sua persona.
Escute-se vendendo, faça uma autoavaliação
Você já fez uma autoavaliação da sua performance? Já escutou os áudios e ligações que faz para suas clientes ou relê as conversas escritas no WhatsApp?
Nada melhor do que aprender com seus próprios erros para melhorar sua habilidade em vendas.
É nesse momento que podemos identificar onde erramos e onde acertamos na prática. Fica mais fácil conduzir situações difíceis depois que você começa a se escutar.
Se você realiza atendimentos presenciais, durante o encontro, faça anotações e, após, avalie o que foi bom e o que pode melhorar na reunião.
Isso também ajuda a lembrar do cliente ao retomar o contato no futuro.
Mantenha-se atento, pois a habilidade em vendas vai além da fala.
A habilidade em vendas não se resume apenas a falar bonito e de forma persuasiva.
É preciso saber lidar com outros meios de comunicação, como as redes sociais. Elas transcenderam o conceito de plataforma para fazer amigos, tornando-se um grande canal de vendas.
Avalie como seu persona reage ao mundo virtual para saber como conduzir suas estratégias. Voltando ao exemplo da confeitaria, nada melhor do que o Instagram para criar desejo e mostrar sua vitrine e um bom perfil no Google Meu Negócio para atrair clientes próximos a sua região e gerar muitas encomendas.
Sempre se mantenha atualizado para gerar melhores resultados de venda e tente aprimorar suas skills em diferentes canais.
Essas dicas irão te ajudar a melhorar sua habilidade em vendas.
Lembre-se de que as técnicas devem ser estudadas, mas tudo deve ter um toque personalizado de acordo com seu mercado.
Se você deseja saber mais como potencializar suas vendas, continue por aqui acompanhendo semanalmente pois temos sempre conteúdo de valor para te apoiar nesta jornada.
Luana Logatto – Especialista em Vendas – Mentora de mais de 2.000 revendedoras ao longo de oito anos.